Seja bem-vindo(a)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conheça a RPPN(Reserva Particular do Patrimônio Natural) Stoessel de Brito em Jucurutu-RN

Visitar a reserva ecológica de Lydia Brasileira, em plena caatinga do semi-árido seridoense é uma verdadeira dádiva. Com 755,95ha, a reserva faz parte da fazenda Baixio-Salobro e está localizada no município de Jucurutu/RN. Em 1994 foi legalizada como uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), pelo IBAMA (portaria n°0052/94).
Nas fotos: Sou eu (Reginaldo) desfrutando da natureza
Nas várias trilhas existentes, a vegetação existente lhe contempla com 34 espécies. O ponto alto da reserva é a serra do Estreito, com 673 metros de altitude. Nela, sobrevivem espécies vegetais nativas (como Mulungu e Brejuí) e uma espécie de macaco pardo, que é vista em grupo de 20 a 30.
Na foto: Lydia Brasileira (Administradora da RPNN)
A responsável não admite caçar, tirar uma folha da reserva e se banhar em suas águas (há riachos, olho d´água e açude). O grande desafio ultimamente é resistir às intempéries da vida. Ela conta que certa vez sua residência foi saqueada. Levaram tudo que encontraram (de geladeira a talher). Persistente, aos poucos voltou a prover toda a casa – espaço onde recebe cientistas e pesquisadores do país e exterior.
Mística e naturalista, Lydia herdou a fazenda do seu pai Stoessel de Brito (nome dado a RPPN). Acredita em espíritos divinos e caaporas, guardiões da floresta. Uma personagem bela e guerreira, que transcende a cultura e se destaca neste tão sofrido (e sagrado) sertão potiguar.
Alguns animais apreendidos pela Polícia Ambiental como é caso deste lagarto “camaleão” que foi capturado recentemente numa residência na zona urbana de Caicó, foi solto na reserva, tendo em vista ser um local propício para sua sobrevivência.
Na foto: GU ambiental ( SGT. cincinato e os SDs Catônio e Reginaldo) numa ocorrência

Na foto: Estou fazendo a soltura do referido animal na Reserva ecológica Stoessel de Brito
Fotos: SD Estevam da CIPAM e texto  do Blog substantivo plural.

Um comentário:

Gilvan dos Santos disse...

Por favor amigo Reginaldo, divulgue está matéria em seu blog ok

http://www.corujinharn.com/2012/01/824-convocados-da-pm-rn-lutam-por.html